quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aprovado por comissão, Estatuto da Juventude vai a plenário






Projeto prevê benefícios aos estudantes no transporte público e no financiamento estudantil, além de adoção de ações afirmativas para entrada nas universidades públicas.


A juventude brasileira conseguiu importante vitória na tarde da última terça-feira (23), com a aprovação do Estatuto da Juventude pela comissão especial da Câmara. Após algumas mudanças no projeto de lei original, o texto que contém reivindicações históricas dos estudantes segue agora para o plenário. Segundo a deputada Manuela D’ávila (PCdoB/RS), relatora do PL, a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”.

Entre os principais direitos previstos no Estatuto, a gratuidade do transporte público e a meia-passagem para estudantes de 15 a 29 anos eram temas de discordância, mas foram mantido. Segundo Manuela, todas essas medidas serão subsidiadas pelo governo para que não haja aumento de tarifa aos demais usuários. Também constam no PL a meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer e financiamento estudantil em faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação. O texto prevê ainda ações afirmativas para garantir o acesso ao ensino superior a jovens negros, indígenas, com deficiência e oriundos de escola pública e a destinação gratuita de 50% das vagas dos cursos oferecidos pelo sistema S.

Repercussão – Diversas lideranças juvenis manifestaram seu contentamento com a aprovação do Estatuto da Juventude na comissão. Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), afirmou que “é mais um passo na constituição dos marcos legais para a juventude. Será importante porque teremos um texto base para ser discutido e aprovado na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no primeiro semestre do ano que vem”. Para Marcela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Parlamento do Conjuve, 2010 foi um ano de vitórias. “Aprovamos a PEC da Juventude e conseguimos a primeira aprovação do Estatuto da Juventude. Agora, precisamos da mobilização da juventude brasileira para seguir cobrando dos parlamentares a aprovação da matéria em plenário”.

Leia mais: Íntegra da proposta do Estatuto da Juventude.

Foto: David Ribeiro/Ag. Câmara

Do Portal da UJS com informações de Agência Câmara e Conjuve.

A Estrada vai além do que se vê!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sua vida recomeça quando a violência termina

Obra de Edíria Carneiro

A violência contra as mulheres é um drama complexo e muito mais freqüente no Brasil do que se imagina. Cerca de 43% das mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica.

Para lidar com um problema que envolve relações afetivas, projeto de vida, dor, vergonha e humilhação, torna-se necessária a adoção de políticas públicas de caráter universal, acessíveis a todas as mulheres e que englobem as diferentes modalidades nas quais a violência se expressa.

É preciso combater a violência punindo os agressores, mas é preciso, sobretudo, evitar que a violência aconteça.

Com o tema SUA VIDA RECOMEÇA QUANDO A VIOLÊNCIA TERMINA, em Montes Claros, será realizada, como parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a I CONFERÊNCIA REGIONAL pelo fim da violência contra as mulheres com o objetivo de alertar a população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres, destacar o papel da sociedade na aplicação e implementação da Lei nº 11.340/2006, lei Maria da Penha, informar a ativação da casa-abrigo para mulheres vítimas de violência e a reinstalação da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher – DEAM.

Programação

25/11
ABERTURA OFICIAL - Auditório do Prédio 2, Unimontes – 19:30h.
Conferência: Eliana Piola – Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Minas Gerais
Lançamento do Banco de Dados Estatísticas da violência de gênero no Norte de Minas – Grupo de Pesquisa Gênero e violência

26/11
Cinema comentado - “DORMINDO COM O INIMIGO” – Sala 108, Prédio 2, Unimontes -17 h.

27/11
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA, EXPOSIÇÃO DE FOTOS, PANFLETAGEM - Mercado Central – 7 h.

29/11
MESA-REDONDA: A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES – Auditório do Prédio 3 Unimontes – 19:30h.
Profª.Drª. Cláudia Maia
Profª. Ms. Maria Clarice Souza
Profª. Márcia Beatriz (BIA) Inácio – UPM
Coord. Profª Drª Regina Célia Lima Caleiro

30/11
MESA – REDONDA: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES – Auditório da OAB- 19:30h.
Drª. Maíza Rodrigues da Silva – NUDEM
Dr. Aluízio Mesquita – Delegado Chefe de Departamento da Polícia Civil
Cel. Franklin de Paula Silveira – Comandante da 11ª Região da Polícia Militar
Drª. Mércia Revert – SEDESE
Cap. Francisco Nunes de Lima – 10º BPM

1º/12
CINEMA COMENTADO – “PRECIOSA” – Sala 108, Prédio 2, Unimontes – 16:30 h.

ENCERRAMENTO – Auditório do 10º Batalhão da Polícia Militar – 19:30h.
Conferência: Profª. Carmem Rocha – Conselho Estadual da Mulher
Lançamento da Patrulha de Prevenção a violência doméstica de Montes Claros

6/12
CINEMA COMENTADO - “A CIDADE DO SILÊNCIO” – Sala 55 , Prédio 2, Unimontes – 17:00h.

Campanha Fita Rosa e Laço Branco - Espaços Públicos – durante todo o dia.

25/11 a 1º/12
MOSTRA ITINERANTE DE FOTOGRAFIAS - Mercado Central, Unimontes e Fórum.


Inscrição gratuita pelo email gvmulheres@gmail.com com certificados para os inscritos.


A Estrada vai além do que se vê!

Show de McCartney e a "bolinha de papel"

Por Altamiro Borges

Com o título "público grita 'bolinha de papel' para Serra durante show de Paul McCartney", o jornal O Estado de S.Paulo, o mesmo que assumiu em editorial o seu apoio escancarado ao demotucano, noticiou ontem sem maior estardalhaço:

"O ex-governador de São Paulo José Serra, candidato derrotado à presidência da República, esteve ontem na área VIP do show de Paul McCartney. Assim que foi reconhecido pelo público, ouviu o coro “bolinha de papel! bolinha de papel!”, referência ao episódio do dia 21 de outubro quando, durante a campanha, foi atingido por um rolo de fita adesiva e também por uma bolinha de papel durante uma caminhada no Rio de Janeiro. Serra retirou-se da frente do público, embora não corresse risco já que os organizadores proíbem a entrada, entre outras coisas, de “papel em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas”.

Um ator ridículo e deprimente

A cômica notícia confirma o que já disse o presidente Lula: Serra saiu bem menor da disputa sucessória deste ano. O episódio da "bolinha de papel" foi apenas o mais grotesco da campanha eleitoral. O ator de quinta categoria encenou que foi vítima de um ataque "terrorista", fez até tomografia num hospital e virou manchete da Globo. A mídia golpista até tentou maquiar a farsa e o farsante. Mas não deu certo. A história bizarra caiu na boca do povo e, agora, a "bolinha de papel" persegue Serra.

Durante a campanha, o demotucano apelou para todo tipo de baixaria. No início, disse que seria um "continuador do presidente Lula". Como a mentira não colou, ele passou a atacar duramente o governo e sua candidata. Como também não pegou, ele se juntou ao que há de mais reacionário na política brasileira, como as seitas TFP e Opus Dei, os milicos de pijama e os obscurantistas da igreja. Jogou sua rala história no lixo e virou o candidato da extrema-direita, estimulando preconceitos e explorando temas religiosos e morais. Expôs até sua esposa no debate sobre o aborto. No final, levou uma "bolinha de papel" na careca. Triste fim!

Do Blog do Miro


A Estrada vai além do que se vê!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Carta aos Participantes do Seminário Internacional de Mudanças Climáticas

A União da Juventude Socialista parabeniza a Fundação Maurício Grabois pela iniciativa da realização deste Seminário, que vem em momento oportuno, não só para o aquecimento às discussões que serão realizadas na COP-México, mas também para contribuir com a atual e urgente necessidade de se aprofundar o conhecimento científico a cerca da temática no Brasil e no Mundo. Muito se tem discutido sobre a responsabilidade das mudanças climáticas, contudo independentemente dos causadores, sejamos nós ou uma alteração cíclica do clima, sofreremos drasticamente com suas mudanças na Terra, e como espécie devemos reagir com a utilização de todo mecanismo cientifico e político a bem da nossa preservação.

A inerência do aprofundamento do conhecimento científico bem como do debate e ações políticas a cerca do tema se evidência principalmente para a juventude a qual, se as previsões se concretizarem, observará o aumento dos níveis dos oceanos, a diminuição das terras agricultáveis, o surgimento de tufões e furacões, entre outras possíveis catástrofes naturais. Hoje o grande desafio é encontrar medidas concretas que solucionem ou minimizem essas mudanças climáticas e ambientais, sem frear o desenvolvimento dos países.

Na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas acordada na Rio 92, o Brasil introduziu acertadamente um conceito chamado “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, ou seja, o aquecimento global é um problema global e não pode ser combatido apenas pelas ações de um país. Ele exige, para ser eficaz, a ação conjunta de todos os países. Sendo assim diferente de propostas que visam a cessão do desenvolvimento, quadro que apenas elevaria a desigualdade social e causaria para os países subdesenvolvidos problemas ainda maiores, aumentando sobre as nações subdesenvolvidas a escravidão econômica e o subjulgo cultural. A diminuição das emissões de GEE- Gases do Efeito Estufa deve ser meta de todos os países sendo ela diretamente proporcional a poluição causada.

Depois da Rio 92 uma grande mudança nos mecanismos ambientais foi estruturada na Conferência de Quioto em 1997. Foi instituído para a mitigação dos impactos ambientais causados pela Emissão de GEE o atributo mercadológico onde o processo de redução das Emissões de GEE- Gases do Efeito Estufa receberia um valor transacionável para essas reduções. Com isso cada tonelada de CO2 deixada de ser emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada no mercado mundial, criando assim um novo “atrativo” para a redução das emissões globais. Tal medida contribui para que os países subdesenvolvidos se tornem novos “celeiros” de venda de crédito de carbono, e possibilitando aos grandes poluidores a continuidade das emissões de GEE e até mesmo a sua elevação.

A UJS acredita que esse seminário contribuirá significativamente com a COP 16 e espera que a Conferência das Nações Unidas tenha um impacto mais veemente para o progresso nas políticas ambientais realizadas pelas mais diversas nações e possam, de forma mais efetiva, avançar nas soluções para os problemas climatológicos e ambientais que o planeta vem enfrentando. E, para tanto, acredita que a única forma de mitigar os problemas ambientais é uma mudança na maneira economicista com que as riquezas ambientais são tratadas e no investimento cada vez mais elevado em produções de energias limpas e de políticas públicas efetivas para o desenvolvimento com sustentabilidade da nação.

Com isso a União da Juventude Socialista deseja a todos um excelente seminário e agradece a oportunidade de aprimoramento das compreensões cientificas e políticas para que possamos vislumbrar um futuro mais promissor. E coloca-se com toda sua capacidade de atuação e pensamento a serviço de qualquer ação para os avanços nas políticas ambientais. Deixando também o convite para juntar-se a nós. Vamos juntos fazer do Brasil um país mais justo, humano e sustentável! Filie-se a UJS. Acesse o site: http://www.ujs.org.br/

Karen Castelli é bióloga e membro do Coletivo de Meio Ambiente da UJS.

Publicado no Portal da UJS


A Estrada vai além do que se vê!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário Internacional discute mudanças climáticas

Evento será preparatório à COP 16

Representantes da China, Índia, Cuba e Brasil debatem, a partir desta quinta-feira, políticas públicas para Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas

A Fundação Maurício Grabois promove nos dias 11 e 12 de novembro, o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas. O evento acontecerá no Centro de Eventos e Treinamento da CNTC, em Brasília (DF), e receberá cientistas, gestores públicos, estudiosos e conferencistas de vários países, entre eles China, Índia e Cuba.

A intenção é aprofundar o debate sobre o tema e preparar representantes de entidades da sociedade civil para a Conferência Mundial da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas (COP 16), que acontece entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, em Cancun, México.

A programação do Seminário está dividida em seis mesas abordando especificamente quatro temas: fundamentos científicos das mudanças climáticas; políticas públicas sobre mudanças climáticas; políticas governamentais sobre as mudanças climáticas – COP16; e mudanças climáticas sob a ótica dos movimentos sociais.

Estão confirmadas de palestrantes renomados:
· Jiang Tong (cientista do Centro Nacional do Clima, Mudanças Climáticas e Administração Meteorológica da China),
· Bilal Haq (cientista indiano e estudioso da influência dos oceanos nas mudanças climáticas),
· Carlos Nobre (coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas das Mudanças Climáticas),
· Luiz Alberto Figueiredo Machado (embaixador e diretor de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores),
· Luiz Pinguelli Rosa (diretor do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas),
· Miguel Rossetto (diretor da Petrobras Biocombustível),
· Allan Kardec Duailibe (diretor da Agência Nacional de Petróleo),
· Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas (Rede Brasileira de Pesquisas das Mudanças Climáticas),
· Nelson Moreira Franco (gerente de Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro),
· Emílio Lèbre La Rovere (professor da UFRJ, coordenador do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas),
· Luiz Carlos Molion (membro do Grupo Gestor da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial representando a América do Sul),
· Luís Fernandes (presidente da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos),
· Luiz Alfredo Salomão (secretário executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República),
· Branca Bastos Americano (secretária da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente),
· José Domingos Gonzalez Miguez (coordenador geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia),
· Shashank Vikram (chefe da Chancelaria da Embaixada da Índia),
· Vanessa Graziottin (deputada federal PCdoB/AM),
· Maria do Socorro Nascimento Barbosa (secretária de Defesa do Meio Ambiente da CTB)
· Carmem Helena Ferreira Foro (secretária Nacional de Meio Ambiente da CUT)
· Wanderley Gomes da Silva (diretor de Comunicação da Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM),
· Representantes dos Governos da China e de Cuba, do MST, da UNE e da Fundação Chico Mendes.

As propostas debatidas e as intervenções dos convidados serão organizadas e editadas em uma publicação. No final do evento haverá o lançamento do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA).

As inscrições para participação no evento são gratuitas e devem ser feitas no sítio da Fundação Maurício Grabois na Internet (www.grabois.org.br). No portal também estão disponíveis outros arquivos e apresentações sobre o evento, com versões em português e em inglês.

Informações para imprensa pelos fones: (61) 9125-1541 e (62) 9218-2579 com Aldo Arantes.

Assessoria de Imprensa
Ana Cristina Santos e Lourdes Augusto (Lourdeca)
MTb-2807/PB MTb-14.650/SP
Século Comunicação Integrada
(11) 3641-8530 e (61) 8468-2437


A Estrada vai além do que se vê!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Democracia é isso!

Essa campanha está bombando

A Estrada vai além do que se vê!

A Unimontes vai avançar ainda mais

Professores João Canela e Ivete comemoram vitória obtida nas urnas
Foto: Alex Sezko
João Canela e Maria Ivete têm maioria dos votos nas eleições da Unimontes

A Comissão Eleitoral divulgou na última sexta-feira (05) o resultado final das eleições para composição das listas tríplices para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros para mandato de 2010 a 2014. O vice-reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, alcançou o primeiro lugar, com 3.169 votos, na lista tríplice para reitor e a pró-reitora de ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, em primeiro lugar na composição da lista tríplice para vice-reitor, com 2.861 votos.


A eleição para composição da lista tríplice aconteceu na quinta-feira, das 8 às 22 horas, no campus-sede em Montes Claros e nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas) e Paracatu e Unaí (Noroeste), além do Núcleo de Joaíma (Vale do Jequitinhonha) e do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte, entre outras unidades, e votaram professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. Já a apuração aconteceu nesta sexta-feira no auditório Mário Ribeiro da Silveira, com o resultado sendo divulgado pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Paulo César Mendes Barbosa.


Na próxima terça-feira, às 16 horas, o Conselho Universitário se reunirá extraordinariamente para a homologação do resultado oficial divulgada pela Comissão Eleitoral. Em seguida, as listas serão encaminhas para o Governo do Estado e caberá ao governador Antonio Anastasia nomear o próximo reitor e vice-reitor, já que o mandato do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, encerra-se no dia 4 de dezembro.


RESULTADO – A lista tríplice para reitor tem em primeiro lugar o vice-reitor da Unimontes, professor João Canela, que obteve 3.169 votos; em segundo, o professor Itagiba de Castro Filho com 2.863 votos e o professor Otoni Caribe da Cunha com 55 votos. Já a lista tríplice para vice-reitor é encabeçada pela pró-reitora de ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, que obteve 2.861; a professora Tânia Marta Maia Fialho, com 1732 e o professor Rômulo Soares Barbosa com 1372 votos.


Da página da Unimontes


A Estrada vai além do que se vê!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Parabéns ao Brasil

Dilma Rousseff tem vitória esmagadora e é a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da nação.

Com mais de 12 milhões de votos de vantagem, Dilma Rousseff foi eleita no dia 31 de outubro de 2010 a primeira presidenta do Brasil. Confirmando os números das últimas pesquisas, ela obteve vitória esmagadora sobre seu concorrente e abafou o ímpeto golpista e reacionário que vinha tomando conta do debate político. Finalizada a apuração, Dilma registrou 56,05% dos votos válidos (55.752.092 votos), contra os 43,95% (43.710.422) de José Serra.

O norte e nordeste do país novamente foram significativos na votação da petista, com destaque também para as goleadas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, 58% a 42% e 60% a 40%, respectivamente. Por todo Brasil, milhares de militantes foram para as ruas comemorar mais um trunfo do povo, que democraticamente e com muito trabalho levou a primeira mulher à presidência.

Desafios e missões – Principal desafio estabelecido pela própria presidente eleita, a extinção da miséria irá nortear as ações nos próximos quatro anos. Além disso, os partidos e entidades apoiadores de Dilma irão pautar o governo federal a partir do aprofundamento das mudanças obtidas na gestão de Lula. A ampliação de programas como o Bolsa-Família, PAC e ProUni será essencial para dar continuidade ao viés inclusivo da administração petista. Vale lembrar ainda as obras para a realização da Copa do Mundo em 2014, que irão promover inúmeras melhorias de infra-estrutura nas principais cidades brasileiras.

Nada, porém, se compara à extração de petróleo do pré-sal, cujo Fundo Social gerido pelo e para o Brasil irá fomentar setores carentes de investimento. Fruto da luta da juventude e do movimento estudantil, a proposta que destina 50% da verba desse Fundo à Educação já foi aprovada no Senado.

Parabéns ao Brasil – Ainda no ritmo da festa da vitória, a União da Juventude Socialista (UJS) parabeniza o povo brasileiro e, especialmente, todos os militantes que se dedicaram nessa campanha. Cada voto conseguido nesses meses de trabalho árduo fez a diferença para o Brasil vai seguir mudando. Parabéns, Dilma! Viva o Brasil!




A Estrada vai além do que se vê!